Qualidade da água é ruim em 6 áreas de PE
Nenhum dos seis corpos d água que tiveram a qualidade da água analisada por equipe da ONG SOS Mata Atlântica apresentou resultado satisfatório. O Mundaú (Garanhuns) foi avaliado como regular, assim como o Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), o Capibaribe e o Açude do Prata (na capital), e a Lagoa Maracajá (Lagoa dos Gatos). O resultado foi ruim para o Ipojuca, no trecho que corta a cidade de Caruaru.
A análise foi feita ao longo de 2010, pela equipe do projeto A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante, da Fundação SOS Mata Atlântica, que percorreu 12 Estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Um das atividades do projeto itinerante, feito num caminhão, é a coleta de água para análise de qualidade de ao menos um corpo d água local. A avaliação, informa a ONG, tem como objetivo checar a qualidade dos rios, córregos, lagos e outros corpos d água em todas as cidades por onde passa a caravana.
A avaliação é feita com um kit de monitoramento desenvolvido pelo Programa Rede das Águas da própria ONG. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).
Os níveis de pontuação são compostos pelo Índice de Qualidade da Água (IQA), padrão definido no Brasil por Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), obtido pela soma da pontuação de 14 parâmetros físico-químicos, biológicos e de percepção, avaliados com auxílio do kit.
Cada um destes pode aumentar de um a três pontos, obtendo um mínimo de 14 e máximo de 42. Os parâmetros são: temperatura, turbidez, espumas, lixo, odor, peixes, larvas e vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, níveis de nitrato e de fosfato.
Segundo informativo da SOS, dos 43 corpos d água monitorados, 70% ficaram dentro do nível REGULAR, 25% dentro do nível RUIM e 5% dentro do nível PÉSSIMO. As análises que tiveram o melhor resultado foram as do Rio Doce, em Linhares (ES), e a da Lagoa Maracajá, localizada na cidade de Lagoa dos Gatos (PE), ambas com 34 pontos, classificadas no nível REGULAR.
Mais dados acesse aqui.
Abaixo, veja a pontuação de cada corpo d agua.
Rio Mundaú - 30 pontos
Lagoa Maracajá - 34 pontos
Rio Ipojuca - 26 pontos
Rio Jaboatão- 30 pontos
Rio Capibaribe - 28 pontos
Açude do Prata - 33 pontos
Comentarios (0)

Escreva seu Comentario
