Ministro Sérgio Rezende defende sua gestão
Publicado em 14.12.2010, no Jornal do Commercio. Texto: Mariana Araújo, da Editoria de Cidades
O Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no período de 2007 a 2010, destinou R$ 41,2 bilhões em investimentos federais, estaduais e municipais para a área. Desse montante, 97,9% dos projetos foram ou estão sendo executados. O ministro da pasta, Sérgio Rezende, esteve nesta segunda-feira (13) no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Esta semana, o ministro lançará no Recife livro onde reúne 70 arquivos publicados nos seus 40 anos de carreira no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de um balanço dos últimos quatro anos à frente do ministério.
Ao avaliar o desenvolvimento de pesquisas pelo setor privado, Rezende lembrou que nos últimos quatro anos foram destinados R$ 4,5 bilhões em editais de subvenção econômica. A cultura de inovação nas empresas é muito recente no Brasil. Na nossa gestão, conseguimos criar propostas e iniciativas de apoio, informou o ministro, acrescentando que também foram firmadas parcerias entre empresas e centros de pesquisa, como universidades e centros tecnológicos.
O ministro destacou, ainda, a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática na Escola Pública, que este ano teve a participação de 19,6 milhões de estudantes, chegando a 99% das escolas públicas em todo o País. A Olimpíada estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, do conhecimento, da objetividade, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matemática. Tinha aluno que até pedia aulas extras aos professores para se sentirem bem preparados, informou o ministro. Outro ponto positivo que a olimpíada trouxe foi, segundo Rezende, o estímulo ao estudo das ciências exatas. Os estudantes estão mais interessados nas engenharias. Isso é muito bom, pois hoje temos um déficit de engenheiros no país, estão sobrando vagas.
Sérgio Rezende deixará o cargo no fim do mês, quando termina o mandato do presidente Lula. Em janeiro, reassume o posto de professor titular do departamento de física da UFPE, núcleo que ajudou a instalar na Universidade. O atual líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante (SP), ocupará o MCT no governo de Dilma Rousseff.
LIVRO
Nesta quinta-feira (16), Sérgio Rezende lança, na Livraria Cultura, às 19h, o livro Momentos da Ciência e Tecnologia no Brasil - Uma caminhada de 40 anos pela CeT. Mesmo no período em que fui ministro, não abandonei a pesquisa. O livro traz vários artigos e propostas criadas nos últimos 40 anos, além de artigos publicados por mim e desenvolvidos em coautoria com outros ministros, como a presidente eleita Dilma Roussef (que atuou nas Minas e Energia e na Casa Civil), Marina Silva (na época, na pasta de Meio Ambiente), José Gomes Temporão (Saúde) e Celso Amorim (Relações exteriores), informa.
Comentarios (0)

Escreva seu Comentario
