Sapo típico do Sudeste encontrado no Estado
Publicado em 27.11.2010 no Jornal do Commercio.
Espécie de sapo antes encontrada apenas na Mata Atlântica da Bahia e parte do Sudeste teve seu primeiro registro para os Estados de Pernambuco e Alagoas divulgado esta semana pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE). Grupo de pesquisadores liderado por um professor da instituição reporta a presença do Stereocyclops incrassatus, como é chamado o animal pelos cientistas, para fragmentos de floresta de São José da Lage (AL) e São Lourenço da Mata e Araçoiaba (PE).
O biólogo Geraldo Jorge Barbosa de Moura informa que a descoberta expande em mais de mil quilômetros a distribuição do anfíbio, que pesa em cerca de 5 gramas e alcança 11,6 centímetros. Antes, havia registro desse sapo apenas para a Mata Atlântica de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Ou seja, o nosso estudo amplia a distribuição geográfica dessa espécie, diz o pesquisador, ligado ao Departamento de Biologia da universidade.
O pequeno anfíbio, que provavelmente se reproduz em poças formadas durante o período chuvoso, se alimenta de cupins e formigas. Na mata, ele parece uma folha seca na chão, justamente para se camuflar com o folhiço, descreve o estudioso, que assina o artigo com a descoberta ao lado de outros dois pesquisadores na revista Check List.
A minha hipótese é a de que esses animais sempre estiveram presentes em Pernambuco e em outros Estados, mas não tinham sido encontrados pela ausência de pesquisas em longo prazo e metodologia adequada para sua identificação, acredita o biólogo, coordenador do Laboratório de Herpetologia e Paleoerpetologia da UFRPE.
O próximo passo da pesquisa será o estudo de aspectos ecológicos e hábitos alimentares do animal no Nordeste, que podem apresentar diferenças em relação aos encontrados no Sudeste e Bahia.
Comentarios (0)

Escreva seu Comentario
