Beleza Rara e muita destreza

bbeija_flor2Esta pequena e colorida “máquina de voar” a muitos encanta por seu brilho intenso e por seu comportamento curioso. O Beija-Flor pertence a família Trochilidae, onde estão incluídas mais de 300 espécies. Entre elas encontramos o Beija-Flor Abelha (Mellisuga helenae), originário de Cuba, que mede cerca de 6 cm de comprimento da ponta da cauda até a ponta de seu bico, sendo a menor ave do mundo. No outro extremo encontramos o Beija-Flor Cauda-de-Tesoura (Eupetomena macroura), um dos maiores do grupo, medindo cerca de 17 cm. Encontram-se distribuídos apenas na porção oeste do globo terrestre e habitam os mais diversos locais, de desertos a florestas úmidas e de regiões costeiras até as alturas da Cordilheira dos Andes.

O Beija-flor é o único capaz de voar para trás.

Características

O Beija-Flor é a única ave capaz de voar para trás, graças ao arranjo esquelético-muscular que possui. Chega a bater as asas mais de 70 vezes por segundo, conforme a espécie, podendo permanecer “parado no ar” em pleno vôo.

Devido à velocidade com que bate suas asas, produz um som semelhante a um zumbido (humm), sendo por isso chamado Hummingbird, em inglês. O efeito fruta-cor de suas penas é obtido pela passagem de luz através das estruturas iridescentes presentes em suas penas.

“Parado no ar” em pleno vôo. Devido à velocidade com que bate suas asas, produz um som semelhante a um zumbido (humm), sendo por isso chamado Hummingbird, em inglês. O efeito fruta-cor de suas penas é obtido pela passagem de luz através das estruturas iridescentes presentes em suas penas.

Valem-se da velha máxima “tamanho não é documento”. São extremamente territorialistas, não se importando com o tamanho de seus adversários. Chegam literalmente a tomar conta de uma árvore ou fonte de alimento, dando rasantes e perseguindo quem adentrar seu território. São capazes de expulsar gaviões e outras aves maiores. Costumam permanecer sozinhos a maior parte do tempo. Normalmente são vistos aos pares apenas no período reprodutivo, quando realizam uma belíssima corte composta por sons e vôos acrobáticos.

Os machos apresentam coloração mais intensa do que as fêmeas e o comportamento de “mergulhar” no ar. Este mergulho em forma de “U” é utilizado pelos Beija-Flores machos durante a corte e também como impulso, para ganhar mais altura.

A fêmea é responsável pelas tarefas de construção do ninho, choco, alimentação e a proteção aos filhotes. Constrói o pequeno ninho nas forquilhas das árvores, utilizando líquens, musgos, folhas e painas, revestindo-os depois com teias de aranha, o que garante impermeabilização e resistência. O pequeno ninho de forma cilíndrica comporta dois pequenos ovos. Após 3 ou 4 semanas do nascimento, os filhotes já estão prontos para deixar o ninho.

Um Beija-flor se alimenta 10 a 15 vezes por hora

Alimentação

Por ser um animal de sangue quente (endotérmico), como qualquer outra ave, o Beija-Flor necessita de muita energia para manter sua temperatura corporal. Esta energia é obtida essencialmente do néctar das flores. Algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia. Devido à quantidade de energia que necessitam para manter suas atividades físicas e metabólicas, um Beija-Flor se alimenta de 10 a 15 vezes por hora. Se ingeríssemos, proporcionalmente, a mesma quantidade de açúcar que o Beija-Flor necessita, entraríamos em coma diabético. Isto não ocorre com estas aves devido ao seu rápido e eficiente processo gastrointestinal de quebra e absorção de açúcares. Além do néctar, alimentam-se de pequenos insetos, aranhas e pólen, garantindo assim proteínas para suas estruturas musculares.

Para poupar energia durante a noite, o Beija-Flor reduz ao máximo seus batimentos cardíacos e sua temperatura corporal, entrando no chamado “estado de torpor”. É como se o Beija-Flor entrasse em uma curta hibernação. Ao amanhecer ele lentamente sai do estado de torpor, levando cerca de 20 minutos para despertar, e reinicia suas atividades normais.

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

busy

Comentários  

 
0 #2 12/04/2010 22:06
Muito lindo ! a Natureza merece4 ser cada vez mais divulgada. parabéns
Citação
 
 
0 #1 12/04/2010 18:32
Gostei muito do site, parabéns! Principalmente desse post sobre o Beija-Flor. Abraços!
Citação
 

Adicionar comentário


Papel de Parede

Curta nossa página no Facebook