Agapornis - Pássaro do Amor

agaporniisNome Popular: AGAPORNIS ROSE FACE
Categoria: Aves Ornamentais
Subcategoria: Periquitos

Agapórnis é uma palavra grega que significa pássaro do amor. O mesmo que love bird, nome pelo qual o pássaro é conhecido nos países de língua inglesa. Da mesma ordem dos psitacídeos (a mesma dos papagaios e periquitos), é originário da África e teria sido descoberto no final do século XVIII. Mas só foi levado para a europa bem mais tarde.

No caso do Brasil, os primeiros exemplares vieram da Europa e do Estados Unidos entre a década de 60 e 70. Adaptaram-se tão bem, que hoje o Brasil é grande celeiro de criadores (cerca de 300), possuindo um dos maiores plantéis do mundo: 60 mil aves.

Comparando-se com outras aves, o agapórnis se assemelha a um papagaio pequeno, com comprimento de 13 a 15 centímetros. Existem oito espécies espalhadas pelo continente africano, da região ocidental à setentrional, e ainda outra, originária da ilha de Madagascar.

O agapórnis selvagem, mais popular, tem a cor verde e é conhecido por roseface, ou papagaio miniatura. Mas a criação em cativeiro desenvolveu uma gama de cores tão vasta, que o maior desafio dos criadores é fabricar novas mutações. Só a espécie roseicollis, a mais disseminada no Brasil, possui 13 mutações.

Em cada uma delas há alterações da cor da cara ou do corpo e a combinação entre elas resulta num espetáculo de rara beleza. Para iniciar uma criação basta um casal, gaiola e material para fazer o ninho. Fornecendo a matéria-prima, que pode ser palha de milho, o casal faz seu ninho. E se o ninho não for retirado, haverá cria o ano todo. É um pássaro muito resistente, fácil de criar, que vive de 15 a 20 anos e é fértil do primeiro ao décimo ano. Além disso, é muito dócil, muito prolífero e não requer cuidados especiais.

Nas regiões frias, a gaiola deve ser colocada em local abrigado, para proteger os pássaros durante a noite. É importante que a gaiola ganhe um local definitivo e nunca seja movimentada em época de criação. A fêmea bota de 5 a 7 ovos por postura. A eclosão é cerca de 70%, e 50% vingam de fato. Sem segredos, a alimentação é feita com mistura de sementes na seguinte proporção: 30% de alpiste, 30% de girassol, 20% de painço, 10% de aveia sem casca e 10% de niger.

Quando os filhotes são pequenos, é importante dar aos adultos um pedaço de espiga de milho todos os dias, pois ela faz parte da papa com que eles alimentam os filhos. Conhecido em francês como insèparable ou inseparavel, o agapornis tem fama de ser um pássaro gregário, que mesmo em pleno vôo, esta sempre em bandos.

Segundo a lenda, eles são tão inseparáveis que no caso da morte da fêmea, o macho não se acasala mais. Pura lenda, de fato. Em cativeiro, dizem os entendidos, ele se adapta a tudo o que o criador quiser.

  •  

Comentarios (26)Add Comment
...
escrito por Aninha, setembro 01, 2011
ownt... esses agapornis são tão lindoos... tenho um filhote de agapornis.. ele é tão carinhoso e gosta muito de ficar no colo.... parabéns pela matéria!!! smilies/wink.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +9
...
escrito por estela, setembro 12, 2011
eu amo o passaro agapones eles são muito lindos é u dos passaros mas lindo do mundo.Eu tenho um desses em casa o meu é agaponis rose face ,se vc for comprar um agaponis compre o rose face . E o mais bonito de todos os passaros q eu ja vi...eles são muito doces e carinhosos eles até piscão para seu dono quando ele chega.Quando a gente chega do trabalo cansado ve uma cosinha linda como o agapones a gente até fica animado.e quando eles estão com sono eles abrem a boquinha linda deles.Eu n tenho palavras para dizer como eu gosto do meu passaro agaponis se eu podesse eu até morreria por ele ,ele chama chiquinho mas todos aqui em casa chama ele de quin quim ou doce de leite pq ele é um doce de animal...eu ao muitoooo ele de paixão....................I LOVE MEU AGAPONES ROSE FACE !!! bjsssss
report abuse
vote down
vote up
Votes: +6
...
escrito por solange faria, novembro 10, 2011
È a coisa mais linda do mundo!!!!!!!!! smilies/cheesy.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por gisele, março 18, 2012
Eu tenho 2 agapornis soa um casal tenho um rasa face e eu amarelo do bico vermenho . a do bico vermenho e carinhosa e braba au mesmo tempo, ela mordeu o meu dedo 5 x mas come na mão eu não entendo.
o rosa e legal muito carinhoso e fofo mas ñ e brabo .ele estão com 2 finhotes.o nome da familia e dodinha canturi mansinha e mocinho!!!!
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
..., Lowly rated comment [Show]
...
escrito por flávia freitas, julho 08, 2012
quanto tempo demora o período de choca??
desde já agradecida.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por vinicius de souza tenquini, julho 11, 2012
eu tenho um csal de algaponi eles botam quantos ovos e o dia
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
...
escrito por EDNA CLARA, julho 18, 2012
ADORO ESTES BICHINHO . smilies/smiley.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por S. Monte-Arroio, julho 20, 2012
Magnificos espécimes!
Possuo vários exemplares personata.. Pretendo adquirir um casal da variedade Madagascar.. Pode indicar-me algum criador desta variedade?
Agradecidamente.
S.Monte-Arroio
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por andrea soares mello, outubro 03, 2012
Eu tenho um ,foi o melhor presente que já ganhei amo ele de paixão carinhoso,manhoso tudo de bom
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Danilo de Alencar Marçal, novembro 29, 2012
gente me ajuda eu ganhei um agapórnis mais ele nn qé sai da gaiola ee fica mto bravo quando alguem vai pegar . me ajudem eu não sei oque fazer.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por celia regina vieira souto, dezembro 28, 2012
Oi, bom dia tenho uma agaponis á mais ou menos um ano e até ontem achavamos que era macho pq compramos como macho, então ontem a noite ela botou um ovo, e agora dá tempo de procurar um macho pra ela, como funciona o acasalamento???? tenho muitasdúvidas. obrigada
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por jader vieira, janeiro 14, 2013
como saber o sexo de um agaponis,tenho um e não sei o sexo....
report abuse
vote down
vote up
Votes: +10
...
escrito por Eloa, janeiro 24, 2013
Tenho um agaponis bravo morde todo mundo adora cortar papel, fazendo uma tirinha e colocando na cauda,dança brinca com bolinhas de gude jogando para cima com o bico não sei se é macho ou femea, como descobrir?
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Luiz Geraldo da Silveira, fevereiro 19, 2013
Gostaria de comprar um agapornis fêmea, pois eu tinha um casal de agapornis, mas a fême morreu e o macho está muito trinte.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por igor, maio 09, 2013
eu tenho um casal de agapornis filhote e quero saber de quanto em quanto tempo eles vao dar filhotinhos? smilies/grin.gif smilies/grin.gif smilies/grin.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por rosilene costa de souza, junho 22, 2013
ganhei 2 agaponis,nao sei se e o casal,como faço para descobri? ele e verde,amarelo,bico vermelho um bico abobora, envolta do olho e branco bem fininho,sao lindos
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por debora, setembro 02, 2013
como que eu sei quando e macho ou femia tenho um e n sei
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por Antonio Sergio B. Castro, dezembro 31, 2013
perdi o meu passaro nilho a asa creceu e ele voou to incosolavel. Cabou meu fim de ano.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por cida.massola, fevereiro 24, 2014
smilies/sad.gifgostaria de saber tenho dois agapones eles estao picando todo os papeis que coloco para forrar a gaiola, coloquei uma caixa de ninho dentro da gaiola mais eles nao levam os papeis que ajuntan de baixo da asa dentro da caixinha( ninho) o que devo fazer para ajuda-los. Agradeco quem puder me orientar 24/02/2014
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por marciaveron, fevereiro 14, 2015
tenho um casal a pouco tempo,,eu e meu marido estamos apaixonados por eles,,,,o dudu dorme a tarde comigo notravesseiro
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por Regina, março 04, 2015
Após 7 anos de convívio o casal de agapones Jhuanito & Jhoanas ... a fêmea morreu em set/14 .. no inicio achei melhor não colocar o macho (viúvo) com outra fêmea pois achava que seria muito triste pra ele viver sem a primeira esposa.... após 5 meses notamos que ele anda muito triste e não está se alimentando direitos perdeu a vontade de comer folhas e estamos com medo dele estar deprimido .. e ainda mais agora está começando o friooo e o seria dele quando o total inverno chegar.
Temos soltado ele todos os dias e dado o Maximo de atenção ... mas o que devemos fazer?
Pensei em colocar uma calopsita com ele pra fazer de amigo e companhia o que acha?
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por Marta Maria, março 13, 2015

Dei de presente um agapornis e confesse está apaixonada , pois pretendo comprar mais um casal para mim! São lindos!
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por Marta Maria, março 13, 2015
Dei um desses a minha cunhada e mim apaixonei pelo agapornis. Comprarei um casal no futuro próximo.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por adriana , março 21, 2015
estou pensando em comprar um agaporni talvez um casal como saber qual é o macho e qual é a femea ,
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por fanny, maio 03, 2015
eu vou comprar um so tem uma coisa eu tenho medo de morrer de fofura eles sao muitoooo fofinhoos :3 smilies/wink.gif smilies/wink.gif smilies/kiss.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

busy

Papel de Parede

Curta nossa página no Facebook