natureza

Ararajuba

cacatua_capa(Aratinga guarouba)

A Ararajuba é uma ave da família dos Psitacídeos, que inclui as araras, papagaios, periquitos e jandaias. Sua coloração viva, em amarelo-gema e verde-bandeira, sugeriu essa ave como símbolo nacional, inclusive por serem os Psitacídeos aves características de ambientes tropicais. A espécie é restrita ao território brasileiro, com distribuição do Maranhão ao oeste do Pará. As ararajubas vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos em ambientes de mata alta. Os machos e as fêmeas são semelhantes, ou seja, não apresentam dimorfismo sexual.

 

Cacatuas

cacatua_capaUma indústria se movimenta em torno das Cacatuas. Há tipos para todos os gostos. Vamos conhecê-las?

Muito ativa, imitadora da fala humana, capaz de acrobacias e de se afeiçoas às pessoas, além de elegante e vistosa, esta ave vem conquistando espaço como companheira de estimação.

Na Europa e especialmente nos EUA, onde é reproduzida em cativeiro há anos, já se tornou bem popular, sendo os norte-americanos um dos maiores exportadores. Nestes países, há brinquedos e gaiolonas sofisticadas especialmente fabricados para ela, diversas publicações e vídeos sobre sua criação, como os que ensinam a amansá-la e a fazer truques: andar de patins, pegar objetos etc. Seu preço não é nada em conta. Dependendo da espécie, pode variar de mil a 20 mil reais. É criada na mão desde filhote para facilitar suas habilidades de ave de estimação, sendo este um dos motivos do seu alto preço.

No Brasil, o fenômeno Cacatua ainda não decolou. A reprodução é obtida apenas por alguns criadores e zoológicos. As disponíveis nas lojas comumente são importadas. Muitas delas vêm de criadouros estrangeiros, onde se procria a maioria das espécies. As pegas na natureza (Indonésia e Austrália) são controladas por legislação protecionista.

   

Agapornis - Pássaro do Amor

agaporniisNome Popular: AGAPORNIS ROSE FACE
Categoria: Aves Ornamentais
Subcategoria: Periquitos

Agapórnis é uma palavra grega que significa pássaro do amor. O mesmo que love bird, nome pelo qual o pássaro é conhecido nos países de língua inglesa. Da mesma ordem dos psitacídeos (a mesma dos papagaios e periquitos), é originário da África e teria sido descoberto no final do século XVIII. Mas só foi levado para a europa bem mais tarde.

No caso do Brasil, os primeiros exemplares vieram da Europa e do Estados Unidos entre a década de 60 e 70. Adaptaram-se tão bem, que hoje o Brasil é grande celeiro de criadores (cerca de 300), possuindo um dos maiores plantéis do mundo: 60 mil aves.

   

Calopsita

CalopsitaA Calopsita (hollandicus Nymphicus) originaria do sertão central da Austrália. Seu habitat preferido inclui as áreas úmidas da Austrália e cerrados.

Por ser uma ave não nativa do Brasil, a comercialização e reprodução em cativeiro da calopsita é permitida aqui no Brasil sem nenhum problema.

Sociáveis e, geralmente gentil, a calopsita tornou-se um animal doméstico que se adapta bem na maioria dos lares, a calopsita aprende vários truques se for ensinada dês de cedo, inclusive a falar.

   

Diamante Gold

O Diamante de Gold é um pássaro originário da Austrália. Sua coloração pode ser roxo, preto, verde, amarelo, branco e vermelho. Normalmente o macho tem o brilho mais forte. São pássaros muito sociais, podem ser encontrados em bandos e, na época da ninhada, pode haver mais de um ninho na mesma árvore.

Existem três variações de cores entre o Diamante-de-gould: cabeça-vermelha, cabeça-preta, e cabeça-amarela. Os próprios nativos achavam que se tratavam de espécies diferentes, mais depois descobriram que se trata de uma única espécie.

Durante o acasalamento, para cortejar a fêmea, o macho faz uma dança impressionante de ver. Ele curva-se perante ela, balança a cabeça por uns 10 segundos e logo após, começa a saltitar com o peito estufado e com o olhar fixo na fêmea.

   

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Papel de Parede

Curta nossa página no Facebook